sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tenho medo de me casar e ser infeliz ao seu lado




Estou escrevendo pq tenho um problema. Namoro há vários anos com um moço da minha igreja, pretendemos nos casar, mas eu não tenho certeza se o amo realmente. Tenho orado a Deus pedindo q se for da vontade dele q nos casemos, então q eu possa amá-lo de verdade, ou então, q o Senhor o tire de minha vida. Já pensei em terminar várias vezes, mas não tenho coragem, pois ele é muito sensível e sofreria muito. Além disso, acho injusto pq ele tem me ajudado muito desde q perdi meu pai...sempre q preciso, ele está lá. Mas não há nada (ou quase nada) nele q eu admire em um homem. Não consigo amá-lo, pra ele é como um irmão, e não como um namorado e futuro esposo. Acho q ele é quem Deus preparou pra mim, mas então, pq me sinto assim em relação a ele? O q devo fazer a esse respeito? Não quero tomar uma atitude q não seja a vontade de Deus, pq antes de iniciar o namoro, oramos pedindo uma resposta a Deus e ele nos deu. Antes euqueria me casar logo, mas nãoquero mais...Não tenho vontade de me casar agora, gostaria de me dedicar aos estudos e aos amigos... ele não... quer se casar logo (namoramos há mais de 5 anos). Não sei o que fazer. Tenho medo de me casar e ser infeliz ao seu lado. Por favor, ajude-me.



Sua resposta está em suas perguntas. Não se pode tomar uma decisão tão séria como com quem se casar sem termos certeza absoluta do que estamos fazendo. Se quando amamos e somos amados, estamos certos de nossa decisão, temos a benção de Deus e tudo que precisamos para nos casarmos - ainda assim - passamos por dificuldades inerentes do fato de de repente mudarmos nossa vida completamente, imagine se temos tantas dúvidas e questionamentos quanto você tem agora.

Você dIz que não tem certeza se o ama, mas em seu e-mail, o que percebo é que você já tem certeza de que não o ama, só que tem receio de encarar essa verdade e entào, ter de agir de forma sincera e honesta em relação ao namoro de vocês.

Não se casa para se amar alguém, se ama para casar! O fato dele ter lhe ajudado quando seu pai morreu, não é motivo para você se casar com ele, assim como anos de namoro ou medo de fazê-lo sofrer também não são. Hoje, se você decide acabar, ele - e você - certamente sentiram a dor dessa ruptura mas ela passa. Depois de casados, a dor de um casamento infeliz e sem amor trará uma vida de sofrimento constante para ambos. Será que vale a pena?

Não se casa sem se reconhecer no futuro conjuge atributos que farão parte da composição da vida a dois. Deve-se se casar, não só com alguém que se ame mas alguém que nos inspire admiração e orgulho, alguém que respeitemos como indivíduo e amemos pela pessoa que é. Amemos em todos os sentido. Não só como irmão e amigo, mas com o desejo apaixonado que só aqueles que amam de verdade possuem. Sem a paixão necessária a um relacionamento a dois, você estará fadada a ser uma mulher incompleta e insatisfeita e isso acabará minando a vida marital de vocês.

Você não pode entrar em uma relação temendo o que de ruim acontecerá. "Aquilo que temo me sobrevém e o que receio me acontece." (Jó 3:25) Não faça nada que não tenha certeza absoluta ou você terá de lidar com as brechas que a dúvida faz em nossa fé. "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e moderação". (2 Tim 1:7)

Antes de responder a você, fui conversar com uma amiga minha, cristã, que passou pela mesma situação. Após 6 anos de namoro, enxoval pronto e tudo mais, ela se deu conta de que já não estava amava mais seu namorado. Ela ainda o amava como irmão em Cristo e amigo, mas já não tinha mais a certeza incial de que queria se casar com ele e passar com ele o resto da vida juntos. O que fazer então? Casar e se condenar a uma vida infeliz ao lado de um homem que não amava ou acabar com uma relação tão cômoda, bem assentada e reconhecida por todos como perfeita? Depois de muito orar e perceber que Deus esteva com ela em sua decisão, ela acabou o namoro. Foi um momento muito difícil. Parecia que haviam retirado um pedaço dela, e depois de tantos sendo a namorada de "fulano" ela teve de redescobrir quem era. Quem era além daquele relacionamento. Não foi fácil. Ela já não tinha alguém para ligar quando algo de ruim acontecia ou dividir a alegria de uma benção recebida ou chorar as mágoas depois de um dia díficil. Foi em Cristo que ela encontrou refúgio nesse momento tão duro. Além disso, ela teve de lidar com o rapaz que não se conformava e durante meses a procurou pedindo para voltar, chorando e sofrendo. Mesmo assim, ela confiou na paz que Deus havia lhe dado após a sua decisão. Hoje, quatro anos depois, ela está fazendo faculdade - que não fazia antes, namorando o homem - que hoje ela sabe - Deus separou para ela e se preparando para casar, dessa vez, sem dúvida nenhuma. Uma coisa que a ajudou a se decidir por acabar, ela me confessou, foi a certeza de que, se fosse mesmo para acontecer, eles teriam voltado e ela teria se casado com ele. Nesse momento, nada é definitivo e se no futuro você descobrir que gostava mesmo dele, poderá procurá-lo e tentar reatar.

Meu conselho é que você não permita que nem o tempo nem outra pessoa - seu namorado - decidam por você o que você vai fazer de sua vida. Tome a atitude que tomar, tenha certeza de que Deus está contigo e que nele não há sombra de dúvidas.

Converse com seu pastor, sua mãe, amigos cristãos de confiança que possam ajudá-la nesse momento difícil e que possam lhe dar apoio depois de que você decidir o que fazer. Lembre-se que se você acabar hoje, seu namorado vai sofrer muito, mas com o tempo, entenderá a sua decisão. Mas se você agir por pena, medo, comodismo e se casar e for infeliz, você se perdoará?

Ouça o conselho de pessoas de Deus, ore muito, leia muito a Bíblia, leve ao Senhor seus medos e questionamentos em oração. Ele lhe mostrará - e eu acredito que já mostrou - o que fazer.

"O coração do homempode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Prov.16:1)

Estarei orando por você.

Em Cristo,

Alessandra de Oliveira
moderadora


35 comentários:

Anônimo disse...

Essa dica se encaixou perfeitamente na minha situação atual. Fatos em comum assim, só mostram que nossos problemas são comuns a muitas pessoas, e nos fazemos de vítimas, de coitados em situações que são tão comuns. Muito boa. Obrigado!

Anônimo disse...

Esta resposta foi de Deus. Estou neste momento cercada de lagrimas pois muitas vezes temos uma voz( que se chama espirito santo) nos dizendo o que fazer e mesmo assim temos medo diante das situaçoes e dos se3ntimentos que ainda nos resta..Que Deus continue a nos abençoar dia apos dia..Bjus...

Anônimo disse...

olá, depois de um ano li esta mensagem e estou a 3 anos com essa indecisão, porém tenho certeza que não amo minha noiva, isso me atrapalha em tudo e me faz cair em vários pecados, preciso de ajuda tbm, assim como a moça, gostaria de passar meu e-mail para conversarmos que é "eminempri@hotmail.com" e imploro que me ajudem estou prestes a me casar!! me ajudem......em nome de Jesus.......

Mariana disse...

ndo tudo isso e todos os comentarios percebi q não sou a unica indecisa aki.. rs E muito dificil saber realmente qual é a decisão certa, e ouvir pessoa de deus é a melhor coisa,
gostaria de me comunicar com vcs tambem..
por favor, preciso de ajuda.. ele esta ate comprando a casa . beijos

Anônimo disse...

GRAÇA E PAZ PARA TODOS, ESTOU NESTE MOMENTO, PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL,MARCAMOS CASAMENTO, CONTRTAMOS QUASE TUDO, SALÃO, BUFFE, ELA ALUGOU VESTIDO, MAIS A DUVIDA POR VARIOS MOTIVOS ME PARALISAREM, PRIMEIRO ELA É SEPARADA E TEM DOIS FILHOS E EU MORO COM MINHA MÃE QUE TEM ALGUNS PROBLEMAS DE ENFERMIDADE FISICA E PISIQUICA, MINHAS DUAS IRMÃS QUE SÃO CASADas NÃO QUEREM MORAR COM MINHA MÃE, FIQUEI NUMA SITUAÇÃO, ORANDO E PEDINDO DIREÇÃO PARA DEUS, NÃO CONSEGUI CONTINUAR COM OS PLANOS DE CASAR, ACABAMOS A UMA SEMANA, ESTAMOS CANCELANDO OS PREPARATIVOS, SOMOS MUITO AMIGOS, E ESTAMOS TENTANDO NOS AJUDAR, POIS EATMOS SOFRENDO , POIS PARAMOS TUDO NÃO POR FALTA DE AMOR, MAIS POR NÃO SABER O QUE FAZER, DOI MUITO, E DOI MAIS SABER QUE ELA ESTA SOFRENDO MUITO, POIS EU DEVERIA TER PENSADO NISTO ANTES DE TOMAR A DECISÃO.

Anônimo disse...

Tbm estou vivendo algo parecido...Namoro há três anos e meu namorado fala em casamento há um ano, mais eu não ligava, o fato é que agora ele quer se casar no fim deste ano 2010 eu não quero,pois pretendo estudar e me formar Tenho 18 anos e ele 26.E tbm acho que o nosso amor ainda não está preparado para o matrimonio, mas gosto muito dele .ele é uma pessoa muito boa, especial, não quero terminar o namoro, só não quero casar agora. Estou procurando um jeito de falar que não quero me casar, ele quer que o noivado seja no dia do meu aniversario 15/07 não sei o que faço....

Anônimo disse...

Eu adorei essa resposta...
eu passo pela situação tambem...ha 3 anos namoro um rapaz, antes eu não fazia faculdade, agora tem 2 anos que eu estou cursando....pois ela me deu outra visão de mundo...Ai agora penso 24 horas em não me casar...muitas vezes em terminar o relacionamento...mas não tenho coragem, me da medo demais de ver ele sofrer...Eu ate ja pensei antes eu sofrer sozinha e ser infeliz do que fazer além dele toda minha familia sofre...E tambem não tenho certeza se realmente amo ele!!!!agora ele vai construir a nossa casa e quer se casar no inicio do ano de 2011. quanto + o tempo passa mais apavorada eu fico...E tenho medo tambem porque meus pais vivem em brigas contantes, falam de separar. Ai eu me pergunto pra que eu quero me casar??? Ai peço todo dia pra Deus me indicar o melhor caminho...bjus

Will disse...

Olá amados, quero ajudar a todos os namorados em o nome de Jesus, olha, como eu gostaria de voltar no tempo........amados eu me casei sem amar a minha esposa, há alguns meses, por que eu casei?? por dó e por não ter coragem de terminar uma relação cômoda de 6 anos com minha vizinha que hoje é minha esposa, por que eu não tive coragem de por um fim no nosso noivado, eu sei que não a amo amados, sei que casei por dó, pois eu tbm sou uma pessoa boa e não queria fazer mal pra ela terminando o noivado, o fato é que hoje estou casado e sou tremendamente frustrado...O QUE EU FIZ?? OUVI A OPINIÃO DOS OUTROS SOBRE A MINHA VIDA SOBRE O QUE EU DEVERIA FAZER.....E SABE O QUE FOI QUE EU OUVI DA MAIORIA "CASE-SE POIS ISTO É COISA DA SUA CABEÇA" A SITUAÇÃO ERA COMPLICADA DE MAIS AMADOS, PORÉM, EU NÃO INTERVI QUANDO PODERIA TER FEITO NÃO TERMINEI, FICAVA ESPERANDO QUE DEUS INTERVISSE NA SITUAÇÃO, SÓ QUE EXISTEM COISAS QUE DEUS NÃO FAZ PELA GENTE E ESTAS SÃO ESCOLHASSSSS, QUE EU E VC DEVEMOS FAZER....EU CHEGUEI A CONVERSAR E ME ABRIR COM A MINHA NOIVA NA ÉPOCA, POREM ELA FICAVA TRISTE E EU FICAVA COM DÓ....AMADOS NÃO DEIXEM OS SEUS SENTIMENTOS ATRAPALHAREM DECISÕES RACIONAIS, PRINCIPALMENTE SOBRE COM QUEM CASAR.....QUERO ESCREVER MUITO MAIS PRA PODER AJUDAR.......POR FAVOR MANDEM E-MAIL POIS, QUERO AJUDÁ-LOS MEU E-MAIL É EMINEMPRI@HOTMAIL.COM
QUE DEUS VOS ABENÇÕE.........

Anônimo disse...

Olá, pessoal! Li a msg da colega e todos os comentários. Pelo o que vi, os que deixaram o seu comentário tem aconselhado a jovem terminar o seu relacionamento. Bom, gostaria de deixar a minha opinião: achei interessante quando ela falou “Antes eu queria me casar logo, mas não quero mais” porque já senti algo semelhante e que de alguma forma e este sentimento me traz um certo receio. Digo isto porque, como seres humanos, às vezes, somos muito voláteis, estamos quase sempre mudando de opinião e buscando novos objetivos. Eu já comecei relacionamentos super empolgado e cheio de planos, mas com o passar do tempo esfriava e terminava. Como posso gostar de alguém e deixar de gostar aparentemente sem motivos? Antes do casamento é só terminar e pronto, mas como fica se isso acontece depois do casamento? Penso que muita gente se casa e com o tempo deixa de amar os cônjuges e acabam se separando. Se a jovem antes queria se casar é porque gostava do rapaz, mas com o surgimento de outros horizontes deixou de gostar. Não a estou condenando porque estaria condenando a mim também, mas a verdade é que somos muito egoístas, e só estamos preocupados com o que sentimos. O problema é que os sentimentos mudam. Então surge a questão: e se eu deixar de gostar depois do casamento, que é o que mais acontece, eu devo me separar em nome da minha felicidade? Não seria esse o motivo que tem levado milhões a se separarem, inclusive evangélicos? Gente, não gostaria de gerar polêmicas ou ferir ninguém, apenas debater o assunto, grande abraço a todos, fiquem com Deus!!! Deixo o meu e-mail caso alguém queira entrar em contato: amauribrother@ig.com.br

Anônimo disse...

Estou em prantos , chorando muito pois isso tudo foi para mim eu namoro a 7 anos, eu o amava muito mais agora seila parace que tudo se acabou, uma coisa que eu sempre pedia a Deus durante esses 7 anos e que ele se convertese e agora tudo que eu pedia estar acontecendo ele vai se batizar mais agora para mim ja é tarde de mais, mas ainda tenho muito medo de perde-lo, ficar sem ele sendo que todos esses anos estava do meu lado é muito dificil!!!bjss

Anônimo disse...

Situação difícil, pois também me encontro assim... Me casei há 3 dias e já me sinto neste dilema... Não sei se "bateu" uma certa tensão pós casamento, mas estou com medo de ter tomado a decisão errada... Antes do casamento eu estava super empolgado com tudo: preparativos e tudo mais... louco para casar! tinha certeza da minha vontade! mas hoje, 3 dias após meu casamento, estou com medo de tudo ter sido empolgação, de não ser exatamente o que eu queria para mim... tudo é muito estranho, chega a me espantar... será q é apenas estranhesa com a vida nova!? Falta de costume!?
Deus me ajude, e que eu seja feliz e a faça feliz, pois quero a benção de Deus em nossas vidas

Anônimo disse...

Gente preciso muito de ajuda de vocês! Por favor em Deus me ajudem.
Depois de muito tempo pensando terminei o meu namoro de 6 anos, com ele, uma pessoa companheira, cúmplice, que tinha tdo pra dar certo, só que eu não o via mais como um homem e sim como se fosse um irmão, sentia segurança nele. Como sei q no casamento precisa ter vida sexual, fiquei quase louca pensando que nosso namoro já estava desgastado nesse sentido, imagina então no casamento?
Sou muito insegura e tive medo de quando ele começou a falar em casar, pois sabia q meu desejo sexual não quase nada por ele, e o pior, ele tbem já tinha distanciado de mim, não me procurava.Eu Estou me sentindo péssima, pq ele é uma excelente pessoa e só pelo fato de não haver mais atração física, tive q jogar embora nossas vidas, sendo q eu estou muito mal e ele tbem.
Ah já haviamos conversado sobre isso, ele sempre achava normal.. e não achava isso importante, sei lá..mas não é normal, ainda mais pra homem?
Pode parecer prescuramas não é, estou fazendo tratamento com psicólogo e tudo, ta muito difícil pra mim. Meu psicologo disse que tem que esperar uns 4 meses pra saber o que realmente está dentro de mim, pq antes disso é normal querer voltar, ficar com dúvidas e que é melhor deixar passar por esse periodo de perda, e só depois agir, senão a gente faz um monte de besteira, acaba procurando, ligando e estragando mais ainda.
Já conversei com Jesus, Ele está no comando, mas minha Fé é pouca, preciso muito de opiniões sérias e até exemplos para eu tentar sobreviver.Desde já agradeço por vcs terem lido esse imenso texto.Orem por mim, por favor. Obrigada.

Anônimo disse...

Acho que dúvidas todo mundo tem na hora de pensar em se casar..
Meu casamento está marcado, tenho certeza que o amo, e mesmo assim tenho medo!! muito medo!!
Deixar uma vida ao lado dos meus pais, que já sei como é e começar uma nova a dois...me assusta muito.
è o medo no NOVO. Não sei se todo mundo que se casa passa por isso. Pra mim é difícil deixar meus pais...gosto muito deles...mas fazer o quê. Temos que dar continuação as nossas vidas, uma hora ou outra.

Anônimo disse...

PRECISO MUITO DE AJUDA... AMO O MEU NOIVO, NAMORAMOS A 1 ANO E "EU" DECIDI QUE VAMOS NOS CASAR E ELE CONCORDOU.. FECHAMOS COM O BUFFET, ALUGUEI O VESTIDO, FALAMOS PARA TODO MUNDO E AGORA... ELE ESTÁ INDIFERENTE E DISTANTE, PASSOU A TER ATITUDES GROSSEIRAS QUE ANTES NÃO TINHA, EU FAÇO TUDO PARA AGRADAR PARA DAR CERTO, DEUS JÁ CONFIRMOU DE TODAS AS FORMAS E AGORA EU NÃO SEI O QUE FAZER, SINTO VONTADE DE ACABAR COM TUDO E SOFRER E DEPOIS RETOMAR A MINHA VIDA, ESTOU SEM ESTÍMULO PARA LEVAR ESSE CASAMENTO ADIANTE, PARECE QUE ESTOU CASANDO SOZINHA, ELE MUDOU (PARA A PIOR) E NÃO ADMITE, NÃO QUER CONVERSAR, EU ESTOU SOFRENDO, UMA AMIGA DIZ QUE É COISA DO INIMIGO QUE A VITÓRIA É CERTA, OUTRA DIZ QUE É PROVAÇÃO, EU FRANCAMENTE TÔ MUITO CANSADA, SINTO VONTADE DE SUMIR. ALGUEM ME AJUDA??

Anônimo disse...

vc não precisa terminar o namoro, apenas adie o seu casamento,para conversarem e tambem para você perceber se é provação ou não. Dê tempo. antes o prejuízo financeiro do que a sua vida... E entregue nas mãos de Deus, não deixe de pedir direcionamento...

Anônimo disse...

Seja firme,fiel aos preceitos, não sei como vc vive o seu relacionamento, mas busque viver a castidade, pois vc verá com mais clareza a verdade. Tem alguns rapazes que por não aceitar ficar sem relação antes do casamento, falam sobre casamento apenas para enganarem a mulher, para que ela se entregue...e depois que consegue, discarta como se fosse um objeto. A mulher precisa aprender a se valorizar...
Acho legal independente da sua religião, se vc não se importar, coloque no google "casamento padre fabio" aparece algumas palestras sobre casamento.

Anônimo disse...

BOM SABER QUE NÃO SOU A ÚNICA QUE PASSO POR SITUAÇÕES ASSIM...
EU ESTAVA ACHANDO QUE EU ERA DOIDA, DIANTE DE TODO MEDO E DÚVIDA QUE COMECEI A SENTIR DIANTE DA POSSIBILIDADE REAL DE ME CASAR.
BACANA VOCES COMPARTILHAREM AS EXPERIENCIAS DE VOCES... NOS AJUDA A VER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS E QUE ISSO É "NORMAL"....
SOU EVANGÉLICA E CREIO QUE DEVEMOS SIM NOS CASAR. ESSE É O PLANO DE DEUS. PRECISAMOS VIVER EM SANTIDADE DENTRO DE UMA ALIANÇA DE CASAMENTO.
MAS TENHO MUITAS DÚVIDAS E MEDO. MEDO DA MUDANÇA, DA VIDA NOVA, DE PERDER O AMOR, DAS BRIGAS, DAS DIFERENÇAS, DA ROTINA...
COMPARTILHO COM AS DÚVIDAS E MEDOS DE VCS...
TÃO CONSIGO DECIDIR. MEU NAMORADO FALA QUE PROBLEMAS TODO MUNDO TEM, QUE NINGUEM PENSA IGUAL A NINGUEM, QUE SEMPRE HAVERÁ DIVERGENCIAS, QUE TEMOS QUE CONVERSAR, PERDOAR, CEDER... TEMOS QUE ENFRENTAR NOSSOS MEDOS... MAS NA PRÁTICA NAO CONSIGO TOMAR A DECISAO...
ESTOU COM MEDO TAMBEM....
EXISTE PRESSÃO DA FAMILIA, DA SOCIEDADE, DOS AMIGOS, DA IGREJA...
AS VEZES PENSO EM FICAR SOLTEIRA PRA SEMPRE, CUIDAR SÓ DE MIM, TAMANHO MEU MEDO, MEU EGOÍSMO...
VAMOS COMPATILHANDO AQUI NOSSAS EXPERIENCIAS, GOSTEI MUITO DE LER AS MENSAGENS DE VCS...
DEUS ABENÇOE

eu disse...

Estive olhando todos os comentarios e me identifiquei muito.. e estou passando por momentos muitos dificeis e preciso de um conselho que venha de Deus!
namoro há 5 anos um rapaz, somo crentes ,mas nunca fui apaixonada por ele, não o vejo como homem (é possível amar apos o casamento?) eu sempre adiei o casamento e chegou ao ponto q não deu mais a data ta marcada com todos os preparativos prontos e eu continuo com a mesma dúvida, medo insegurança....estou desesperada!

eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

EU

NÃO CASE, NÃO FAÇA ISSO!!!!!!

Anônimo disse...

GALERA DE DEUS...NÃO CASEM POR SEUS PAIS, PELOS IRMÃOS DA IGREJA, PELO PASTOR, PELA SUA PRÓPRIA NOIVA!!!!!!!!NÃO CASEM!!!!!!!!!SÓ CASE SE FOR POR VOCÊ MESMO!!!!SE VOCÊ QUISERRRRRRRR!!!!!!!!!!POR FAVOR ME OUÇAMMMMMMMM!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

GALERA DE DEUS...NÃO CASEM POR SEUS PAIS, PELOS IRMÃOS DA IGREJA, PELO PASTOR, PELA SUA PRÓPRIA NOIVA!!!!!!!!NÃO CASEM!!!!!!!!!SÓ CASE SE FOR POR VOCÊ MESMO!!!!SE VOCÊ QUISERRRRRRRR!!!!!!!!!!POR FAVOR ME OUÇAMMMMMMMM!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Amo meu noivo, mais nao sei se ele me ama. Penso que ele esta comigo pela minha reputaçao de "menina direita", pois sou a primeira direita que ele teve depois de uma vida pecaminosa. Ele cuida de mim, se preocupa, mais nao sinto que ele me ama como eu o amo. Nao quero me casar com uma pessoa que pode futuramente descobrir o que é o amor por outra pessoa. Oque devo fazer? Importante, ja tivemos relaçao e ele foi meu primeiro, acho que esse fato pode ser o motivo dele se preocupar comigo. O que devo fazer? Grata

Anônimo disse...

Bom,já chorei lendo alguns comentários aqui!
Principalmente um que dizia quase tudo que to sentindo...

PRECISO MUITO DE AJUDA...
Amo meu noivo, temos 1 ano de namoro,e desde o inicio sempre falamos em casar!
Já pedi orçamentos,estamos noivos,minha família já sabe,EU havia decidido uma data,ele disse que se desse,né?!E tem um problema,ele que carrega a mãe e os irmãos mais novos dele nas costas,e depois de termos ficado noivos,ele percebeu q as condições não estao tão favoráveis assim,ái quando é perguntado quanto a data do casamento,ele responde...
"Só Deus sabe."
Isso me entristece,pois fica parecendo que só eu sonho com esse casamento,só eu quero me casar realmente,ele disse que pra mim é só casar e pronto,mas pra ele não,tem muitos fatores,inclusive esse,que eu falei,da situação financeira,pois eles não podem contar muito com o pai dele.
Porque ele não pensou nisso antes de me pedir em casamento?!
Só que no inicio do nosso relacionamento,ele era mais carinhoso,atencioso,gostava de declarar o sentimentos em público,em redes sociais,etc...
Hoje sinto ele meio indiferente,distante de mim,quando eu pergunto a ele porque,ele diz que não tá indiferente comigo,e q eu nem queira ver ele indiferente,ele passou a ter uma atitudes meio indelicadas,e eu sou uma pessoa muito sensível,atitudes essas que pra mim são meio grosseiras,que antes ele não tinha,faço o possível pra agradar pra dar certo,mas sempre acabo desagradando,ou quando agrado ele não fala nada.
Pedi respostas de Deus, quando eu estava pensando em desistir,e as respostas eram sempre a mesma,não desista,aguenta firme,Deus tem colocado um presente na minha mão,é pra eu perseverar,mas nada muda,fico achando as vezes que não consegui entender o que Deus me falou!Não sei o que fazer,eu amo muito ele,e apesar de tudo,também sinto que ele me ama,mas não sei o que fazer...
Eu e minha mãe,temos feito o enxoval há algum tempo,mas essa coisa incerta,tem me deixado muito angustiada esses dias!
As vezes dá vontade de terminar tudo e sofrer,depois passa eu sei,mas tenho medo de terminar,e acabar perdendo o que Deus tinha pra mim,e tenho medo de continuar e não ser o que Deus tinha pra mim!To sem forças pra levar esse projeto de casamento adiante,parece que to me casando sozinha,ou querendo casar mais do que ele.Ele não admite que mudou,não se abre muito comigo,na verdade com ninguém,to sofrendo em silencio,pois não quero preocupar meus pais com isso,eles já têm muito preocupação na cabeça!
Eu to muito cansada disso tudo,dá vontade de ir embora pra bem longe e voltar depois de uns longos anos. Mas eu o Amo e Sinto que Ele me Ama,do Jeito meio Torto dele,mas me ama.
ALGUÉM ME AJUDA??

Anônimo disse...

Queridos,

Casamento em geral:

Casamento não é mar de rosas, é muito complicado, muitas vezes é uma bosta.

Sou cristão, sou casado e sou infeliz.

Meu caso é apenas mais um em muitos casos dentro das igrejas cristãs na atualidade.

Se você tem qualquer dúvida, não case. Fuja disso, fuja correndo, não se meta a fazer besteira com sua vida.

Solteiro cristão:

Vida de solteiro é muito boa, mesmo sendo cristão e vivendo dentro dos princípios de Deus.

Muitas vezes me pego sonhando e desejando voltar a ser solteiro. Ah, como sonho! Só Deus sabe como eu desejo isso.

Filho em um casamento cristão infeliz:

Pior pode ficar!

E quando você tem um(a) filho(a) em um casamento cristão infeliz?

Você ama seu(sua) filho(a), mas não ama mais seu conjuge...

Isso é uma merda e acontece comigo.

Tenho visto que muitos casais se veem obrigados a se manterem juntos, infelizes, apenas para criarem seu(sua) filho(a) nos caminhos de Deus e depois se separam quando percebem que a separação não afetará drasticamente seu caminho.

É meu caso.

Repito: sou cristão (tradicional, diga-se de passagem), sou casado, não tenho mais sexo, tenho um filho, amo meu filho de paixão, não amo mais minha esposa, mas vou ficar com ela até que meu filho encontre a Cristo e siga seu rumo independente de nossa separação.

É infelicidade sobre infelicidade.

Sexo em um casamento infeliz:

Aliás... Por falar em sexo: há uma piada que diz: O crente solteiro não gosta de sexo antes do casamento, mas a crente não gosta de sexo após o casamento.

Sou crente e posso dizer que isso é bem verdade.

Ainda que a piada me doa ao coração, é verdade.

Sexo em um casamento cristão é quase piada. Em um casamento cristão infeliz é inexistente.

(Não me venha com aquele papo idiota que o sexo é uma consequencia de um relacionamento.)

Homem gosta, pensa, deseja e precisa de sexo, sim! Mulhar acho que não, mas homem precisa.

Se um homem não tiver uma relação pelo menos uma ou duas vezes por semana ele pira.

Se a mulher o abandona na cama por mais de 1 mês, ele procura sexo fora do casamento. (E encontra isso com facilidade).

Às mulheres cristãs que não estão preparadas para ceder nessa área, recomendo que não se casem.

Vida na igreja:

A igreja sempre, sempre, sempre incentivará o casal a manter-se junto mesmo que sua vida seja um completo inferno relacional.

A igreja não consegue entender que por vezes um casamento infeliz mata o cristão.

Minha vida cristã foi por água abaixo quando meu casamento se tornou infeliz.

Minhas atividades na igreja foram anuladas completamente quando meu casamento miou.

Eu sou um cristão de merda hoje!Viciado em trabalho e pornografia eletrônica.

Antes eu era alguma coisa, ainda que tivesse mnhas falhas, eu era peça importante no Reino. Com o advento da nifelicidade conjugal, eu me afastei da igreja e de Deus, ainda que vá regularmente lá na igreja para levar meu filho na esperança que ele (e eu) seja (sejamos) alcançado(s) por Deus algum dia.

Conclusão:

Por fim gostaria de dizer que ninguém peca em não se casando, mas peca em se casar com dúvida ou pelos motivos errados.

Pelo sim, pelo não, digo: não case até ter absoluta certeza e a confirmação de Deus.

Abraços de um Crente(será?) Casado e Infeliz.

Anônimo disse...

ola queridos a paz do senhor to feliz em ler vossos comentários estou noivo e tenho duvida e mim pergunto será que devo mim casar ou não!ha quase 2 anos namoro uma garota a gente tá noivo a pouco tempo marcamos o casamento mas estou com muita duvida ela parece não confiar em mim quer se casar comigo sim mas vive preucupada com o futuro até depois de morta pelo que ela diz e deixa transparecer é que se não der certo a gente se separa e pronto como ela já foi separada uma vez somos cristãos eu nao quero mi m casar pensando em separar nunca isso pra mim é horrivel mas eu a amo muito e sei que ela mim ama mas ainda tenho duvida não do que eu sinto mas do que ela fala bom ela mostra ser muito apegada a bens materias e se preucupa com as coisas que tem se caso ela morrer até mim disse que se ela morrer e a gente não tiver filhos é pra mim sair da casa que hoje é dela e pensamos em morar juntos e se tiver filhos eu saio e os filhos ficam na casa bom ela disse umas besteiras assim eu achei um absurdo posso comprar uma casa quando quizer mim sentir ofendido tentei dizer a ela mas parece não dar ouvido não to mais com a msm vontade de mim casar por causa disso acho um absurdo alguem pode mim dar uma palavrinha fico grato abraços!

Richard disse...

Pior sou eu. tenho 25 anos, solteiro. nunca namorei sério. e muitas vezes sinto completo que nem penso nisso.Alias a paz é Deus que dá, nunca procure paz, felicidade com alguem, pra depois ser feliz.consiga isso antes, sozinho.
Alias, as moças descentes e de carater que busque algo sério contate-me pelo anjo_depp@yahoo.com.br
ou meu blog >>http://richardeli.blospot.com.br
pelo email tb encontra meu facebook e orkut.
sou do RJ, 1,75 m, 76 kg.branco , de boa índole, sincero, sensivel e solteiro

Richard disse...

corrigindo,
http://richardeli.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Bom quero dizer algo, talvez poucas pessoas como eu colocariam isso aqui, pois n se indentificam com a situaçao da nossa querida irma no momento mas derrepente ja se indentificaram um pouco, amigos, quero lhes dizer um pouco da minha realidade, estive passando por este momento tao temido duas vezes na minha vida, mas importante falar, é que foram de forma muito diferente emocionalmente falando, na primeira vez eu estava em um relacionamento conturbado, sem principios, insistindo em algo que n era para dar certo, tive varias crises e sofrimentos e o Senhor sempre me dizendo que n era algo bom para minha vida, bom acabou que certa vez tomei a decisao e acabei com o relacionamento, o que me fez sofrer muito pois havia me doado bastante pelo relacionamento, bom ai entao chegou a pessoa que eu deveria ter esperado desde o principio, alguem de principios cristaos, temente a Deus, parecida comigo, td que eu sempre quis em alguem, foi incrivel como Deus estava nos fazendo felizes, td estava caminhando para um casamento maravilhoso ate que me peguei desse dilema, foi horrivel n entendi, foi derrepente e me assustou bastante, pensei, nossa como pode sempre tive a certeza que ela fosse a mulher da minha vida, bom, é muito ruim eu sei mas pessoal eu lhes pergunto, sera que é sinal de Deus nos avisando para n prosseguirmos? na verdade amados, eu acredito verdadeiramento que nao, eu acredito que apenas fazemos novas escolhas, mudamos nossas opinioes, e acabamos deixando nosso medo crescer e n nos deixar continuar... amados quero lhes dizer que hoje eu sou muito feliz com esta pessoa, eu tenho a certeza no meu coraçao de que a amo e que seremos muito felizes juntos, logo iremos nos casar e realizarmos nossos planos, conquistarmos nossos objetivos e isso amados irmaos pq coloquei um versiculo como tema da nossa historia, busque o senhor de todo o seu coraçao e as demais coisas lhe serao acrescentadas, n é facil amados mas quando buscamos a Deus de todo nosso coraçao e colocamos ele em primeiro lugar em nossas vidas, ele nos tira td medo, nos permitindo viver a plenitude, a verdadeira felicidade. n quero causar esperança para algo que n é para continuar , que n lhes trara felicidade, que n seja a real promessa de Deus para a sua vida, mas amados quero lhes dizer que assim como o inimigo nos tenta fazer insistir em algo que n é bom , ele tmbm tenta nos fazer desistir de algo que é bom. obrigado pela atençao! Deus os abençoem!

Anônimo disse...

fico triste em ver tantos corações partidos... Meu Deus!!!

Anônimo disse...

Pior estou asim tmbm sem saber o que fazer...

Acho que nao o amo mas apenas me acostumei com ele.. demos um mes de tempo mas nao sei estou muito confusa

Unknown disse...

Bom , estou passando por uma situação parecida.

Namoro a 7 anos e eu e minha noiva estamos nos preparando para casar, casa em construção, buffet, salão, fotografo, tudo encaminhado mas uma unica coisa que não tenho certeza é se realmente devo casar.
Ultimamente estamos brigando muito e qualquer motivo são brigas.
não sei se eu realmente a amo sendo que uma das brigas ela me disse que estava sendo infeliz, mas não sei se realmente quero casar, me sinto preso, as vezes triste, e aquele sentimento que tinha no começo acho que acabou devido a tantas brigas que tivemos ao decorrer desse tempo.
Sendo sincero, não sei se quero casar e ser infeliz em um casamento, viver somente de aparência.

Anônimo disse...

Irmãos,

Pelo que eu li muitas pessoas passaram e passam por essas incertezas antes do casamento. E infelizmente também estou nesta situação.
Como na mensagem da irmã, eu estava firme no namoro e acreditava ser esta a vontade de Deus pois também pedimos confirmações que o Senhor nos deu. Mas a duvida entrou... muitas coisas já passamos, já tivemos momentos de muitos desentendimentos mesmo, agora estamos numa fase melhor, mas acredito que o receio talvez seja sombra dos desentendimentos do passado que foram bem sérios. Estamos juntos a 10 meses e acho que o namoro deu uma esfriada agora. Eu sinto que falta algo... as vezes não me sinto a vontade para falar qualquer coisa com ele e tenho que ficar pesando cada palavra antes de falar... isso eh muito ruim... e começo a questionar meu amor por ele... não sei o que fazer... pq tb fico pensando se esta confusão toda eh o inimigo tentando impedir o plano de Deus na nossa vida ou se eh Deus me mostrando que não devo insistir em me casar com ele. Estou orando e pedindo para Deus me mostrar algo e me responder... se tiverem algum conselho para mim por favor... rogo a oração de todos, estou perdendo a paz. Deus abençoe.

Unknown disse...

Espero que não tenha se casado é erro na certa!

Anônimo disse...

Estou vivendo uma história parecida e é muito válido ler a opinião de outras pessoas. Namoro a 5 anos uma menina e já chegamos a marcar a data do casamento e depois desmarcar. Estou muito triste e me sentindo acuado porque sinto que não a amo suficientemente para assumir um casamento com ela. Ainda não chegamos a ficar noivos. É uma dúvida terrível. Uma opinião amiga aqui também seria bem vinda.
Abraços!